A Astrologia


A Astrologia é um corpo de conhecimentos muito antigos, desenvolvidos por uma série de observadores e de experimentadores da natureza e da vida humana, acumulados através de gerações, povos, culturas e civilizações; um corpo de conhecimentos que mantém a validade prática até os dias atuais.

De outra maneira, a Astrologia é a correlação ou a correspondência – percebida talvez intuitivamente – entre o padrão do curso dos astros e o padrão de algumas experiências humanas. Essa correspondência é comunicada por símbolos. Só porque existem conceitos que não se podem definir ou compreender integralmente e porque existem coisas além da compreensão, símbolos são usados.

O seguinte tripé parece sustentar a Astrologia: 1) a observação das vivências repetidas dos seres humanos; 2) a ordenação do movimento aparente dos astros; 3) a organização disso em uma linguagem cuja unidade significativa é o símbolo.

Céu e Terra. Fonte: Terra.

O sistema é a tradição de contemplar, medir, registrar, viver e projetar. Talvez ele tenha raízes num tempo em que funcionar já era o bastante. E ele funciona com base em padrões cíclicos.

O tempo atual é o tempo do progresso. Do progresso sem fim. Quiçá um tempo que tende a excluir a perspectiva cíclica do caminho. Mas o importante é ver que todo progresso tem um ritmo; e ritmo, repetição. É importante ver que todo progresso tem vínculo com retornos e repetições.

O tempo astrológico é o tempo cíclico, o tempo das coisas que se repetem; e só porque se repetem podem ser previsíveis. Em qualquer âmbito da experiência humana, só é minimamente previsível aquilo cuja repetição é esperada. E muitas experiências na vida se repetem.

E mais – o tempo astrológico parece ser o tempo dos princípios; o tempo em que tudo começa, sempre com algo a ser cumprido até o fim do período. O tempo astrológico já nasce com um trabalho a fazer, com um objetivo; um tempo que só termina com a plenitude.

Mandala Astrológica. Fonte: Cosmic star signs

E o que pode o tempo, com a voz mansa, solicitar dos seres humanos? Ou até exigir-lhes?

Bem pouco: somente o tempo certo e a maneira adequada de agir. Agir com equilíbrio e naturalidade. E a Astrologia guarda com discrição os conhecimentos para isso. Ela é a síntese das ordens e dos mandamentos dos deuses; síntese dos poemas e das canções de luta e de sofrimento; síntese das histórias de povos e nações; síntese do que a filosofia reuniu. Tudo sintetizado no centro da mandala.

Foi da harmonia celestial que o ser humano pôde extrair ordem para seus atos; pôde ajustar o ritmo individual e comunitário a uma ordem que refletia a Harmonia da natureza brilhando no céu.

O ser humano pode ultrapassar o tempo. E o tempo se cala, pois nada se cumpriu. Enquanto respirar ética e revolução, beleza e poesia, verdade e tradição, a Astrologia permanecerá no tempo concreto das civilizações.


Acompanhe a Ação Astrológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.