terça-feira, 25 de junho de 2013

PROTESTOS PELO BRASIL: A ORDEM ASTROLÓGICA


Fonte: Terra.

"Tuas cogitações, murmura a multidão,
O ano reduzirão a melhor curso? Não.
Um aviso somente o calendário deu:
– O ontem já se extinguiu e o amanhã não nasceu."

Omar Khayyam, Rubaiyat (LVII)


Nas vizinhanças do solstício de inverno deste ano, presenciamos um grande êxtase político no Brasil. Até o Sol parou para ver. E o Sol não vai se pôr até ver o que vai nascer.

Presenciamos liberdade, euforia, intensidade, rebeldia e destruição. Muita excitação, muita informação, muito nervosismo e muita esperança – O Caos! Mas lembramos que o caos sempre tem uma nova mensagem, uma nova ordem a ser revelada.

Jovens roubaram o combustível dos governantes. Tomaram de assalto a iniciativa e a capacidade de reação dos dirigentes do país. Os jovens deram um salto, ou quase um voo, por cima das limitações que a atual estrutura política oferece. É um instante de êxtase! Resta saber: o que uma experiência de êxtase revela?

Ser jovem é um grande diferencial neste momento. O jovem ainda enfrenta uma busca por seu destino, por aquilo que deve ser, por ter cara própria. Não tem o menor problema que seja uma busca ainda inconsciente, uma tentativa de encontrar algo mesmo sem saber ao certo o que procura.

Uma tempestade, por mais repentina e forte que seja, zela por uma lei superior que frequentemente não é possível enxergar. O vento robusto sopra a serviço de uma ordem mais ampla, mais abrangente, mais inclusiva.

Não são os resultados imediatos o que mais interessa. É o fogo! É a chama acesa o que importa. Os jovens roubaram o fogo dos governantes e agora devem distribui-lo.

O que esta experiência de êxtase revelou?  Será que agora cada um pode compreender o seu dever? Agora sabem os jovens o que devem ser na vida pública? Como devem brilhar, como devem se divertir e como devem ser responsáveis pela comunidade em que vivem?

Uma nova chama foi roubada por um vento forte e tempestuoso. Até o Sol parou para ver. E o Sol não vai se pôr até ver o que vai nascer.

Alisson Batista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.