segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE FALA O SIGNO DE GÊMEOS (III)


A Constelação de Gêmeos - Uranographia, de Johannes Hevelius. Fonte: Constellation Guide.

O deus Hermes da mitologia grega está completamente associado ao signo de Gêmeos. Diz a tradição astrológica que Mercúrio é a divindade regente desse signo típico da comunicação.

Mercúrio era um deus romano, que, com um tempo de assimilação, tornou-se praticamente um Hermes romanizado, ou melhor, um Mercúrio helenizado.

Do ponto de vista greco-romano, e com a nossa herança grega temperada pelos romanos, o deus Hermes e o deus Mercúrio carregam atributos bem semelhantes; daí a associação clara entre o deus grego Hermes e o signo de Gêmeos.

Aqui vão alguns fragmentos sobre esse deus grego, ainda na esperança e com o objetivo de inspirar significados – e conclusões, por que não? – naqueles que possuem algum pezinho do mapa nesse signo altamente ambivalente.


Hermes

O nome Hermes vem do grego Hermés. Na mitologia ele é filho de Zeus e de Maia.

[a astúcia e a burla]

No mesmo dia de seu nascimento o deus demonstrou uma precocidade prodigiosa. Hermes roubou de Apolo numerosas reses do rebanho que seu irmão cuidava. Em seguida amarrou um ramo de árvore à cauda de cada rês para apagar os rastros, e depois de subornar um velho chamado Bato (a única testemunha do roubo), sacrificou duas das reses roubadas e cortou-as em doze pedaços, um para cada um dos doze deuses do Olimpo. Com as tripas das reses mortas mais a carapaça de uma tartaruga, ele fez a primeira lira.

Apolo descobriu onde estavam os animais do rebanho que cuidava e relatou a Maia a façanha do filho dela. Maia não acreditou e mostrou ao deus o recém-nascido de fraldas em seu berço. Apolo recorreu a Zeus, que deu ordens à criança para devolver os animais roubados.

[a inventividade e o tino comercial]

Apolo viu a lira e ouviu os sons que Hermes tirava do instrumento. E trocou os animais roubados pela lira. Apolo também desejou possuir a flauta, outro instrumento que Hermes inventou, e, em troca, ofereceu o cajado de ouro – caduceu – que usava para cuidar dos rebanhos. Não satisfeito, Hermes, além da flauta, quis receber também de Apolo lições de arte da profecia. Apolo aceitou.

[a função e o legado]

Zeus, orgulhoso com o espírito inventivo e a atuação do filho mais novo, designou-o para ser o seu arauto e prestar o mesmo serviço a Hades e a Perséfone, rei e rainha do inferno.

Hermes aparece nas lendas pricipalmente como mensageiro de Zeus e das divindades infernais. Era o protetor dos comerciantes e dos ladrões, e guiava os viajantes. Como Hermes Crióforo ("carregador de cordeiro") ele protegia os pastores. E recebia o epíteto de Psicopompo ("acompanhante das almas") em uma de suas funções de levar as almas dos mortos ao inferno.

Hermes deixou muitos filhos, entre os quais se destacavam Autólico, avô de Ulisses, famoso como o pai por causa de sua eficiência na arte de furtar.

Hermes e o Caduceu - Ilustração. Fonte: Tales Beyond Belief.

Um dos símbolos da inteligência industriosa e realizadora; preside ao comércio. Tem por atributo sandálias aladas, que significam a força de elevação e a aptidão para os deslocamentos rápidos. Mas trata-se de uma força limitada a um nível um tanto utilitário e facilmente corruptível. Hermes significa igualmente o intelecto pervertido. É o protetor dos ladrões, forma de perversão intelectual, que se encontra em todos os tipos de escroques, certa habilidade maliciosa e de astúcia.

Deus das viagens, era honrado especialmente nas encruzilhadas dos caminhos, onde suas estátuas serviam para afastar os fantasmas e evitar os maus encontros.

Hermes simboliza os meios de troca entre o Céu e a Terra, a mediação. Assegura a viagem, a passagem entre os mundos infernais, terrestres e celestes.

A simbologia de Hermes inspira-se também na simbologia do deus egípcio Tot, substituto de Ré, o deus supremo: mensageiro, iluminador, juiz interior (consciência), guia, mediador. Personifica a revelação da sabedoria aos homens e do caminho da eternidade. É a palavra que penetra até o fundo das consciências, conforme seu grau de abertura.

Hermes é, ao mesmo tempo, o deus do hermetismo e da hermenêutica, do mistério e da arte de decifrá-lo.

Dicionário de Símbolos, C. & G.
Dicionário de Mitologia Grega e Romana, M. G. K.
Teogonia, H.

Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.