sábado, 21 de setembro de 2013

PROTESTOS PELO BRASIL: O CAMINHO DA SEMENTE


Elipse de Meisternthal - Fonte: AstroLink.

A previsão do tempo é de tempestades e canhões. Há pelo menos uns três anos, os prognósticos mais experientes já esperam algumas chuvas de raios, lavas e rochas incandescentes. Cuidado! Podem cair até gatos e cachorros, cobras e lagartos ou quem sabe lá que bichos mais.

O importante do período em que estamos vivendo é que ventos e explosões têm endereço. O bota pra quebrar ou o quebra-quebra ou o bota-abaixo de todos os dias pode até ser um tanto ingênuo, mas busca ingenuamente trazer o Novo. O conteúdo disso tudo é a novidade. Por outro lado, os canhões acordaram, e possuem toda a experiência e a tradição nas batalhas. Os canhões de hoje possuem precisão cirúrgica. Eles só reagem de verdade quando são provocados. O poder político e as autoridades são somente os atiradores (canhoneiros). O exército é muito maior. Sua única missão é manter o Velho.

Devemos frisar uma coisa: o novo sempre nasce do velho! Nós, seres humanos, não inventamos isso, independe da nossa força e da nossa vontade. É assim. As coisas simplesmente são assim. E nós somos como instrumentos dessa sentença – o novo irromper do velho.

Daí vermos o desafio secular da renovação diante dos nossos olhos ansiosos e de nossos olhares atônitos. O bota pra quebrar é somente para fecundar. Tem que ferir a terra para poder semear.

A semente! – esse é o germe de um novo começo (mais um dentre vários começos). O essencial hoje é a semente. Não importa o poder de fogo estabelecido, não importam os dentes caninos e instintivos da tradição, a Natureza também é conservadora, inerte... e fértil. Portanto, o foco deve ser cuidar da semente, deve ser “afagar a terra, conhecer os desejos da terra [...]”.

As sementes estão germinando. Não são muito visíveis. Claro, estão enterradas na terra sólida da tradição. É bem mais fácil ver as explosões das autoridades, os tiros e as reações de quem sempre ganha com o jogo da estrutura pessoal, social e mundial. Observem. Observem o jogo.

Mas se os canhões pessoais, sociais e mundiais reagem, necessariamente reagem a alguma coisa. Mesmo que seja alguma coisa ainda pouco visível. Sem dúvida – é a semente – eles reagem à semente!

A semente é ingênua, mas já causa terremotos. Ela é impaciente, e cai nos primeiros passos e falha nas primeiras tentativas. Ela é impulsiva e direcionada, e não traz o compromisso de um mundo melhor, mas só um mundo diferente e novo. Enfim, ela é tropa de elite, pois só para quando morrer ou quando a batalha um dia acabar.

Alisson Batista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.