sábado, 23 de novembro de 2013

A MORTE DE UMA ESTRELA


Explosão cósmica espalha muita radiação pelo cosmo. Fonte: BBC.


Uma explosão cósmica provocou A MORTE DE UMA ESTRELA gigante que estava sendo estudada pelos cientistas.

A EXPLOSÃO DA RADIAÇÃO, conhecida como explosão de raio gama, foi registrada no começo do ano por telescópios posicionados no espaço, e FOI recentemente confirmada como A MAIS BRILHANTE JÁ VISTA. Pesquisadores acreditam que a estrela possui de 20 a 30 vezes uma massa superior à do Sol.

O astrônomo Paul O'Brein, da Universidade de Leicester, disse: "Esses acontecimentos podem ocorrer em qualquer galáxia a qualquer tempo. Mas não temos nenhuma forma de prever isso."

"A ESTRELA ESTAVA 'VIVENDO FELIZ', fundindo matéria em seu centro. E DE REPENTE, ACABOU FICANDO SEM 'COMBUSTÍVEL'", explica O'Brien. O centro da estrela teria sido engolida por um buraco negro, liberando muita energia na explosão de raio gama.

Uma onda de explosão teria feito com que a estrela se expandisse, criando outro acontecimento visual, conhecido como supernova. "PODEMOS VER A LUZ SE APAGANDO – o final dos dois acontecimentos – por semanas ou até mesmo meses."

Apesar de a explosão ter acontecido razoavelmente "perto" do planeta Terra, a radiação não traz qualquer tipo de perigo. A energia não seria capaz de atravessar a atmosfera do planeta com intensidade.

"Em algum momento na história da Terra, NÓS PROVAVELMENTE FOMOS ATINGIDOS POR RADIAÇÃO DE UMA EXPLOSÃO DE RAIO GAMA, e isso vai voltar a acontecer em algum ponto no futuro. Mas as chances de isso acontecer durante o período em que estamos vivos agora são muito pequenas."

[Texto editado]

Fonte: BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.