quinta-feira, 14 de novembro de 2013

POR QUE O CLIMA É TÃO IMPORTANTE?

Zodíaco de Dendera - Fonte: Always Egipt.

O brasileiro tem sentido no ar o clima de agitação. Esse é o clima político atual. Alguns dizem que o clima tá pesado. Outros dizem que não tem clima pra dizer certas coisas agora. Outros ainda creditam a situação ao clima intelectual do país. Enquanto isso, as empresas continuam a focar as métricas do clima organizacional e se tá rolando um clima continua a ser a preocupação dos apaixonados.

E por que o clima é tão importante assim?

Antes de mais nada, é interessante notar a relação que existe entre os significados das palavras “clima”, “atmosfera” e “ambiente”. De maneira figurada, as três adquirem um peso equivalente.

A palavra clima vem de uma unidade de medida de nome latino clima. Para os gregos, klíma quer dizer inclinação ou declive. Uma fita métrica para medir chão, ângulo, ou para medir igualmente o céu.

Aliás, o termo climatérico – ou climatério – indica um momento crítico na vida, um momento de crise, de transição; indica um momento tão intenso e único que se torna um marco ou uma unidade de medida para a vida do indivíduo.

Além do aspecto técnico na astronomia, na meteorologia, etc., o importante é notar a repetição que o termo sugere – delineamento de um padrão de vários elementos – e o estabelecimento claro de uma régua – para medição, avaliação e ajuste.

Reunindo tudo, as condições do clima participam dos elementos de qualquer ambiente (espaço) e dos elementos de qualquer atmosfera (tempo). Por isso o clima é tão importante. Dentro dessas condições, ocorrem as variações dos componentes; e dessas variações, surgem os fenômenos.

Na vida individual, todo ser humano percorre um longo caminho. Seja lá aonde cada um pretende chegar, hoje em dia é mais comum ter a preocupação com o plano (planejamento), com o terreno por onde se vai passar. Talvez seja menos habitual o cuidado com o céu e com a região em torno da estrada – o clima e a atmosfera envolvidos no percurso.

Pode ser que o clima seja anterior aos eventos. De qualquer forma é perceptível a relação direta entre uma coisa (clima) e outra (evento). E, uma vez que essa relação é estabelecida, surge uma ótima ferramenta para programar os roteiros pela viagem da vida.

É singular a trajetória na vida de cada um, e existe uma atmosfera individual. É importante entender o próprio espaço (ambiente) e o próprio tempo (fatos). O clima oferece indicações sobre a atmosfera particular e sobre o ambiente comunitário. E, com essas indicações em mãos, cada qual pode traçar o próprio curso de ação, e caminhar pelo terreno sob um céu de alguns eventos mais prováveis.

Por isso o clima é tão importante. Sem um clima não haveria namoros, sem clima não haveria satisfação em ser produtivo, sem clima não haveria alguns fatos políticos, sem clima não haveria meio ambiente necessário para os seres vivos surgirem; sem clima favorável, não haveria – ou não haverá – sequer a vida humana.

Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.