sábado, 28 de dezembro de 2013

PORTAS E SEMENTES DO ANO NOVO


Udumbara - Fonte: Alma earth.

Vamos todos juntos para o ano que vem. É claro que uns vão com maior ansiedade de fazer do ano novo um novo tempo e outros vão com a sensação de trabalho cumprido, somente tirando a poeira das mãos.

O período de fim de ano e de ano novo tem sempre uma atmosfera meio vacilante, meio dúbia.

É nessa época que se evidencia o conflito entre novos desafios e velhas ilusões, novos desejos e velhas desculpas, novas dietas e velhas rotinas, novas esperanças e velhas atitudes, novos prazeres e velhas reclamações... É nessa época que surgem novos sonhos e velhos planos – às vezes todos engavetados.

Antes de “cortar pra janeiro e partir com tudo para o ano que chega, é bom ouvir uma vez mais as palavras do poeta Jorge de Lima – Olha antes a semente. Sim, é bom olhar a semente do novo ano hoje para poder entender amanhã como ela brotou, cresceu e se desenvolveu.

No entanto, é simples assim olhar a semente do ano novo?

A semente está no início de tudo. Para os romanos, Jano presidia os começos. Não por acaso, o primeiro mês do ano é chamado Janeiro – Janua, Januaris – em sua consagração.

Jano - Fonte: Noutramente.

Jano dirigia todos os nascimentos (dos deuses, dos homens e das ações), intervinha no início de qualquer empresa, guardava as transições e as passagens, marcando a evolução do passado ao futuro, de uma visão a outra, de um universo a outro. Era o “guardião das portas”, o porteiro e o vigilante.

Jano é aquele que abre e fecha as portas. Com a devida licença,  pode-se acrescentar, é Jano também que guarda com ele as sementes.

A semente é uma porta e as portas são sementes. A porta – entre 23h 59min 59s de 31 de dezembro de 2013 e 0h 00min 00s de 1º de janeiro de 2014 em nosso calendário gregoriano – é o ponto exato de mudança. Ali está tanto o ano velho quanto o ano novo, estão o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo, ali estão o passado que ainda não morreu e o futuro que já começou, tudo num só instante.

A porta simboliza o local de passagem entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido. De fato, a porta de um ano novo não é uma escolha. Todos são obrigados a passar por essa porta, e encarar de peito aberto o que se esconde por trás dela.

Fonte: Tania Gori.

O que o ano 2014 nos revelará? Que portas se abrirão para nós? Que portas se fecharão? E mais: quem convidaremos para entrar em nossa morada? Bateremos a nossa porta na cara de quem, e do quê? Nós também somos portas!

Abrir uma porta e atravessá-la é mudar de vida. É muito importante mirarmos as portas que desejamos abrir no ano novo. E tão importante quanto isso é ficarmos atentos às novas portas que se abrem, mesmo que não as tenhamos desejado, pedido ou até suplicado. Afinal, quantas portas se abrem na vida sem serem tocadas ou sequer vistas?

Lembremos o poeta: “Olha antes a semente”. Olha antes a porta. Pela porta do ano se conhece a casa em que se quer entrar e o que esperar de seus moradores.

A Astrologia é um conhecimento que lida com as sementes – dos nascimentos, dos anos, dos ciclos e projetos. Contribui nesse período em que há uma atmosfera meio vacilante ou meio dúbia. Portanto – “Olha antes a semente”, e vamos todos juntos para 2014.


Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.