segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE FALA O SIGNO DE GÊMEOS


A constelação de Gêmeos - Ilustrada. Fonte: Mexican Skies.

O ano astrológico segue em frente, e segue a sua trajetória ao longo dos doze signos do zodíaco. Daremos continuidade à série de resumos e fragmentos que têm por objetivo deixar, através de mitos, símbolos, imagens e palavras, a atmosfera ou o perfume de cada uma das doze estações que completam o ciclo anual.

Nesta época, estacionaremos no signo de Gêmeos. Em primeiro lugar, veremos algo sobre o que está associado a esse signo na mitologia greco-romana. Os próximos posts terão mais informações e mais fragmentos típicos dessa época do ano.

Espero que gostem.


Cástor e Pólux

Cástor e Pólux eram filhos de Leda e do cisne sob cujo disfarce Júpiter [Zeus] se escondeu. Leda deu à luz um ovo, do qual nasceram os gêmeos.

Helena, tão famosa mais tarde como o motivo da Guerra de Tróia, era irmã deles. Ela e Pólux eram tidos como filhos de Júpiter [Zeus], enquanto o pai de Cástor e de Clitemnestra era Tíndaro, marido mortal de Leda, com quem ela também se uniu no mesmo dia em que o fez com Júpiter [Zeus].

Cástor era famoso como domador e adestrador de cavalos, e Pólux, como lutador. Eram unidos por uma ardorosa afeição, e inseparáveis nos seus empreendimentos.

Os irmãos chegaram, mais tarde, a ser considerados as divindades padroeiras dos marinheiros e dos viajantes do mar. Eles estiveram presentes em alguns dos principais eventos da antiguidade mítica.

Numa batalha contra Idas e Linceu, Cástor foi morto.

Pólux, inconsolável com a perda do irmão, recusou-se a aceitar a imortalidade oferecida por Júpiter [Zeus], pois não desejava separar-se do irmão gêmeo – se Cástor ficasse no inferno.

Pólux pediu a Júpiter [Zeus] que permitisse oferecer sua vida em troca da vida do irmão. Júpiter [Zeus] consentiu conquanto que os irmãos desfrutassem da vida alternadamente, passando um dia debaixo da terra e outro nas habitações celestiais.

Ambos receberam honras divinas sob o nome de Dióscuros (filhos de Zeus).

Dicionário de Símbolos, C. & G.
Dicionário de Mitologia Grega e Romana, M. G. K.
O Livro da Mitologia, T. B.

Alisson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.