sábado, 20 de setembro de 2014

A TÉCNICA DO SIGNO DE VIRGEM III


Ísis. Fonte: Dicionário de Símbolos.

Deméter

Deusa da fertilidade, deusa maternal da terra, Terra-Mãe, cujo culto remonta à mais remota Antiguidade, e se reveste dos maiores mistérios, Deméter ocupa o centro dos mistérios iniciáticos de Elêusis, que celebram o eterno recomeçar, o ciclo das mortes e dos renascimentos, no sentido, provável, de uma espiritualização progressiva da matéria.

Deméter se revela como deusa das alternâncias entre a vida e a morte, que marcam o ritmo das estações, o ciclo da vegetação e de toda existência. Ela participa, por essa forma, do simbolismo da terra-mãe. Mas distingue-se da terra, elemento cosmogônico (Gaia, Réia) no fato de simbolizar a terra cultivada, a que produz o trigo e todas as ricas searas.

Deméter simboliza, com efeito, uma fase capital na organização da terra: a passagem da natureza à cultura, do selvagem ao civilizado.

Segundo a interpretação psicanalítica de Paul Diel, Deméter, que deu aos homens o pão, símbolo do alimento espiritual, lhes dará o sentido verídico da vida: a sublimação-espiritualização do desejo terrestre, i.e., a libertação com respeito a toda exaltação como a todo recalque.

Deméter se afirma, assim, como o símbolo dos desejos terrestres justificados, que encontram satisfação graças ao esforço engenhoso do intelecto servidor, o qual, cultivando a terra, permanece assim mesmo acessível ao apelo do espírito. E, todavia, Deméter, a fecundadora maternal e espiritual, não se iguala ao espírito como Hera, esposa de Zeus. Ela não é a luz, mas o caminho para a luz, ou o archote que ilumina esse caminho.



Ísis

A mais ilustre das deusas egípcias. Ela protege os mortos debaixo das suas asas e ressuscita-os. Todo ser vivo é uma gota do sangue de Ísis.

“Eu sou a mãe e a natureza inteira, senhora de todos os elementos, origem e princípio dos séculos, divindade suprema, rainha das almas dos mortos, primeira entre todos os habitantes do céu, tipo único dos deuses e das deusas. Os píncaros luminosos do céu, os sopros salutares do mar, os silêncios desolados dos infernos, sou eu quem tudo governa segundo a minha vontade”.
(citado por Serge Sauneron)

Em todos os círculos esotéricos, ela será considerada como a Iniciadora, aquela que detém os segredos da vida, da morte e da ressurreição.

Dicionário de Símbolos, C. & G.

Alisson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.