quarta-feira, 23 de abril de 2014

ALGUÉM PODE NOS FALAR DE ÁRIES (II)



Marte

Significa na Astrologia a energia, a vontade, o ardor, a tensão e a agressividade. O rosto da paixão e da violência. Indica a situação primeira do Struggle for Life (Lutar pela Vida). Competições, rivalidades e hostilidades. Ganhar a vida, conquistar os lugares, defender os interesses, tratar de satisfazer os desejos e as paixões, não sem se expor aos perigos.

Ares

Deus da Guerra e filho de Zeus e de Hera.

Fala de seu Pai: "É o mais odioso de todos os Imortais".
Fala de sua Mãe: "Esse louco que ignora as leis".
Fala de sua Irmã: "Esse exaltado, esse mal encarnado, esse cabeça-de-vento".

Simbolizava a Força Bruta. Protetor das colheitas (uma das missões do guerreiro). Deus da Juventude (guia dos jovens que emigram para fundar novas cidades).

Primeira foto colorida de Marte - Curiosity. Fonte: National Geographic Brasil.

Planeta Marte

Um globo com apenas metade do tamanho da Terra ergueu as montanhas mais altas do Sistema Solar. O Monte Olimpo, um vulcão localizado no planeta Marte, alcançou a sua altura, equivalente aos Alpes sobre os Andes mais o Himalaia, no começo da história marciana. A maior parte da superfície do planeta perdura hoje tal como sempre foi, diferente da Terra e de Vênus que reinventam sua face exterior graças a convulsões constantes.

A gravidade do planeta Marte é três vezes menor do que a da Terra. E um dia marciano é apenas cerca de meia hora mais longo do que um dia terrestre, pois ambos os corpos giram aproximadamente na mesma velocidade. A passagem das estações no curso de cada ano na Terra e em Marte também é parecida, já que a inclinação deles em relação ao eixo  também é quase igual. Marte leva 687 dias terrestres para completar a sua jornada mais longa e mais lenta em torno do Sol.

O planeta Marte contém o elemento químico "ferro" – um núcleo ferroso. A cor do ar se deve às finas e lisas partículas ferrosas e ferruginosas que pairam no céu como uma bruma esfumaçada. A poeira avermelhada de Marte, rica em peróxido de ferro e outros agentes oxidantes, estereliza cotidianamente a si mesma e a qualquer recém-chegado ao planeta. Compostos orgânicos são destruídos de imediato pela química altamente reagente da época atual.

Apesar de Johannes Kepler já ter inferido duas luas para Marte em 1610, só em 1877 se detectou a existência de Fobos e Deimos, dois satélites viajando tão depressa que os meses lunares marcianos duram apenas algumas horas.

As órbitas da Terra e de Marte deixam os planetas mais próximos entre si a cada 15-17 anos, ficam a 24 milhões de quilômetros um do outro. Não há na atmosfera marciana nenhuma proteção comparável à da camada de ozônio na Terra.

O imaginário humano se inquieta quando o assunto é a existência de vida fora de nosso planeta. Marte talvez instigue essa obsessão de buscar  outras vidas em todo reduto possível, obsessão de buscar vida ainda que seja num deserto de poeira avermelhada.

Dicionário de Símbolos, C. & G.
Os Planetas, D.S.

Alisson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.