sexta-feira, 18 de abril de 2014

ALGUÉM PODE NOS FALAR DE ÁRIES


Uranographia de Johann E. Bode (1801) - Fonte: ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA.

Aproveitando o finalzinho desta primeira etapa do novo ano astrológico, podemos recordar as várias oportunidades em que o princípio Áries fala aos nossos olhos e ouvidos.

O símbolo

Um pouco do que encontramos sobre o símbolo – o Carneiro – nos diz que o carneiro simboliza a força genésica que desperta o homem e o mundo. O carneiro zodiacal corresponde à elevação do Sol, à passagem do frio ao calor, da sombra à luz.

O signo de Áries é um símbolo intimamente ligado à natureza do fogo original. É uma representação cósmica da potência animal, ou animante, do fogo, a um só tempo criador e destruidor. Essa força ígnea assimila-se ao brotar da vitalidade primeira.

A cor

O vermelho é universalmente considerado como o símbolo fundamental do princípio da vida (cor do fogo, cor do sangue); o vermelho-claro, brilhante, diurno, incita à ação; o vermelho-escuro, noturno, secreto, representa o mistério da Vida. Um seduz, encoraja, provoca; o outro alerta, detém, proíbe.

A iniciação é vermelha (morte iniciatória). A morte é vermelha. O vermelho diurno é a imagem do ardor e da beleza, de força impulsiva e generosa, de juventude, de saúde, de riqueza, de Eros livre e triunfante (usado para despertar o Desejo).

É a cor guerreira. É perpetuamente o lugar da batalha entre o céu e o inferno. Não controlado, o Vermelho se torna perigoso como o instinto de poder, egoísmo, ódio, paixão cega, ao amor infernal. Remete aos dois mais profundos impulsos humanos: ação e paixão, libertação e opressão.

Denota ardente amor por Deus e pelo próximo; também valentia e fervor, além de crueldade, assassinato e carnificina.




O mito

Destacamos uma expressão do Rei Pélias se referindo à Jasão: "[...] que o rapaz empreendesse a gloriosa aventura de conquistar o Velocino de Ouro".

Nota-se a abundância do espírito ariano presente nos termos "rapaz", "empreender", "gloriosa", "aventura" e "conquista". Qual deles fala com maior clareza o Áries do Zodíaco?

Algo central no Mito é a liderança que Jasão exerce sobre os Argonautas. Esses eram todos grandes heróis. Portanto, Jasão se torna o Herói entre os heróis. O termo "argonautas" guardou a significação de aventureiros e atrevidos devido à envergadura da empreitada que executaram.

Quando Jasão enfrentou os Touros de pés de bronze, "Jasão os amansou com sua voz, afagou-lhes o pescoço com a mão segura, destramente lançou sobre eles o julgo, e fez que puxassem o arado". Aqui, a força de Áries subjuga o labor de Touro. Jasão não teve medo (como todos os outros e Medeia), e sabia os feitiços daquela que se apaixonou por ele. Um forte desejo e a paixão de uma mulher foram a contraparte de toda a vitória de Jasão.

Dicionário de Símbolos, Chevalier & Gheerbrant

Alisson Batista

2 comentários:

  1. Vc é sábio em seus comentários, astuto nas palavras empregadas e extraordinário em suas pesquisas e desfeixos - parabéns!!!

    Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras. Mas nessa série, o espírito da coisa está na frase atribuída a Montaigne: "fiz apenas com isto um ramalhete de flores escolhidas e de mim mesmo nelas nada existe, exceto o laço que as une".

      Fico feliz que tenha gostado.

      Volte sempre e mais e mais (rs).

      bjs,
      Alisson

      Excluir

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.