quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO SIGNO DE LEÃO IV


Moedas de ouro. Fonte: Blog.bg.

A COR OURO COMO SÍMBOLO

Considerado na tradição como o mais precioso dos metais, o ouro é o metal perfeito. Tem o brilho da luz; o ouro, diz-se na Índia, é a luz mineral. Tem o caráter ígneo, solar e real, até mesmo divino.

Em diversas regiões e especialmente no Extremo-Oriente, acredita-se que o ouro nasça da terra. Seria o produto da gestação lenta de um embrião, ou da transformação, do aperfeiçoamento de metais vulgares. É o filho dos desejos da natureza.

Esta significação espiritual, de princípio e cosmológica do metal amarelo, reaparece e se explicita com o mito da serpente-arco-íris. Com efeito, a serpente que morde a própria cauda, símbolo de continuidade, enrolada ao redor da terra para que esta não se desintegre. Dan, que é espiral e primeiro movimento da criação, geradora dos astros, vem a ser também o senhor do ouro e o próprio ouro. É a Serpente-Arco-Íris-Sol, este “servidor universal”, para retomar a expressão de Paul Mercier, que nada faz por si próprio, mas sem o qual nada se faz.

Na tradição grega, o ouro evoca o Sol e toda a sua simbólica fecundidade-riqueza-dominação, centro de calor-amor-dom, foco de luz-conhecimento-brilho. O tosão ou velocino de ouro acrescenta um coeficiente desse simbolismo solar ao animal que o possui; ao carneiro, por exemplo, que representa já por si a força geradora de ordem corporal e, por transposição simbólica, de ordem espiritual. O tosão de ouro torna-se a insígnia do mestre e do iniciador.

O ouro é uma arma de luz. Usavam-se unicamente facas de ouro para os sacrifícios às divindades uranianas. Da mesma forma, os druidas só cortavam o visgo com uma pequena foice de ouro. Apolo, deus-sol, era coberto e armado com ouro: túnica, fivelas, lira, arco, aljava, borzeguins.

Entre os egípcios, como já se observou, o ouro era a carne do Sol e, por extensão, dos deuses e dos faraós. Mas o ouro é um tesouro ambivalente. Se o ouro-cor e o ouro-metal puro são símbolos solares, o ouro-moeda é um símbolo de perversão e de exaltação impura dos desejos, uma materialização do espiritual e do estético, uma degradação do imortal em mortal.

Dicionário de Símbolos, C. & G.

Alisson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.