terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A ESTRUTURA DO SIGNO DE CAPRICÓRNIO V


Anéis de Saturno. Fonte: Daily Mail Online.

O planeta Saturno

Ao serem avistados pela primeira vez através de um telescópio de fundo de quintal, Saturno e seus anéis, mais do que qualquer outro ícone ultramundano, podem facilmente fazer de um observador desavisado um astrônomo para sempre.

O espetacular sistema saturnal de anéis abrange um disco que mede 290 mil quilômetros de uma extremidade (ou ansa – asa, alça) a outra, equivalente à distância da Terra à Lua. No entanto, a espessura média de um anel não é superior à altura de um edifício de trinta andares. Os astrônomos que tentavam descrever esse intraduzível achatamento recorriam a metáforas como panquecas e discos fonográficos, até que se decidiu usar a analogia de uma folha de cartolina do tamanho de um estádio de futebol. (Desde então, medições mais precisas levaram à substituição da cartolina por papel de seda).

Acredita-se que todos os elementos constitutivos dos anéis, desde minúsculos grânulos de pó até matacões do tamanho de uma casa, sejam no mínimo recobertos de gelo – isto é, se não forem compostos inteiramente de água congelada. Saturno em si, por outro lado, é um gigante gasoso à maneira de Júpiter, constituído de hidrogênio e hélio, só que menor, mais mortiço e duas vezes mais afastado do Sol. Sem o seu entorno de cristais de gelo e flocos e bolas de neve de todos os tamanhos, Saturno dificilmente deslumbraria observadores a mais de 1 bilhão de quilômetros de distância.

Em maio de 1919, os anéis estavam com a face inclinada em direção à Terra, o que muito beneficiava Saturno artisticamente. Contudo, de quinze em quinze anos, mais ou menos, ou duas vezes durante a translação de 29,5 anos do astro em torno do Sol, eles viram de quina para os admiradores terrestres, encobrindo quase toda a sua cativante luminosidade. Esses desaparecimentos periódicos desconcertavam os primeiros observadores dos anéis, pois, mesmo ao telescópio, tudo o que se vê deles nessas ocasiões é uma fina sombra em torno do globo amarelado do planeta.

Galileu, o primeiro a visualizar protuberâncias laterais em Saturno em julho de 1610, interpretou erroneamente as saliências como uma dupla de “companheiros” próximos, que não se moviam como os satélites de Júpiter, mas abraçavam os flancos do planeta, dando-lhe uma aparência “tricorpórea”. Ele continuou monitorando o astro nos dois anos seguintes e, no final de 1612, confessou-se perplexo ao ver Saturno subitamente solitário e circular, abandonado por seus antigos parceiros. “O que se pode dizer de tão estranha metamorfose?”, escreveu a um colega filósofo. Poderia o planeta Saturno, à maneira de seu homônimo mitológico, ter “devorado os próprios filhos”?

Systema Saturnium, de Christiaan Huygens. Fonte: Surveyor in Berlin.

Galileu previu que os companheiros retornariam e, quando isso de fato aconteceu, eles tinham se modificado bastante. Em 1616, afirmou que pareciam um par de alças e, mais tarde, comparou-os com orelhas, mas nunca chegou a entender a natureza fantástica da verdadeira identidade dos anéis. Somente em 1656 o astrônomo holandês Christiaan Huygens atribuiu o formato mutante de Saturno à existência de “um anel largo e achatado, sem ponto de contato, inclinado em relação à eclíptica”. Em 1659, Huygens publicou uma explicação completa em seu livro Systema Saturnium.

Huygens sempre se referiu ao “anel de Saturno” como uma única entidade sólida, o que foi aceito até 1675, quando Jean-Dominique Cassini, diretor do Observatório de Paris, detectou uma linha divisória escura que demarcava o anel em duas faixas concêntricas, que denominou “A” (a externa) e “B” (a interna, mais brilhante). Dois séculos se passaram antes que fosse acrescentado um terceiro segmento – o esmaecido anel “C”, interno, descoberto em 1850 –, embora ninguém pudesse dizer como ou do que os anéis eram efeitos. Havia discussões aguerridas sobre a estrutura dos anéis e as opiniões variavam desde lâminas sólidas e chusmas de pequenos satélites até rios de líquido orbitante e exalações de vapores planetários.

“Encontrei muitas brechas no anel sólido”, jactou-se o jovem escocês James Clerk Maxwell em 1857 em meio a cálculos matemáticos, “e agora estou mergulado no anel fluido, em meio a um embate verdadeiramente assombroso de símbolos”. Convencido de que a gravidade de Saturno despedaçaria uma construção sólida de tal dimensão, Maxwell inferiu que os anéis deveriam ser uma profusão de partículas isoladas tão numerosas que criavam ilusão de solidez à distância. Cada partícula teria forçosamente de seguir uma órbita própria em conformidade com as leis de Kepler, ou seja, as partículas mais distantes do planeta se moveriam mais devagar e as mais próximas mais depressa, do mesmo modo como o próprio Saturno avança laboriosamente em torno do Sol se comparado com o passo acelerado de Mercúrio. (Estarrece a imaginação pensar nas melodias que Kepler teria extraído dessa enxurrada de astros!)

No interior de cada um desses anéis apinhados de partículas, cada uma delas está constantemente empurrando e sendo empurradas por suas vizinhas, e cada solavanco lança-as em órbitas mais largas ou estreitas dependendo da troca de energia e momento. Essas microcolisões também lançam as partículas para cima ou para baixo do plano achatado dos anéis, mas os corpúsculos extraviados são logo arrebanhados de volta.

Desde 1966, quatro outros anéis – designados de D a G – foram acrescentados aos clássicos A, B e C. (Enquanto grupo, suas posições em relação a Saturno – D, C, B, A, F, G, E, de dentro para fora – escarnecem da ordem alfabética de suas descobertas.) Cada região designada por uma letra distingue-se das demais por pequenas variações de cor e brilho, pela densidade das partículas ou por um formato peculiar. Quando vistos da perspectiva privilegiada de uma espaçonave visitante, cada segmento se decompõe numa miríade de delgados microanéis, separados por um número equivalente de microlacunas, sob a vigilância de microssatélites incrustados.

Ciclo do planeta Saturno. Fonte: Hub pages.

O sistema de anéis provavelmente se formou pela desintegração de uma lua congelada, ou talvez de um planetóide capturado, com cerca de cem quilômetros de diâmetro. Esse desafortunado astro, destruído há algumas centenas de milhões de anos, talvez esteja tentando se reconstituir na órbita de Saturno, pois, à medida que suas partículas se atraem e se apegam gravitacionalmente umas às outras, vão formando aglomerados que, por sua vez, atraem outras partículas para continuarem crescendo. No entanto, isso só se dá até certo ponto. Qualquer corpo anelar acrecionário que exceda determinados limites de tamanho volta a ser despedaçado pelas forças de maré de Saturno. Assim, os fragmentos dispersos parecem destinados a jamais se aglutinarem num único satélite outra vez.

Em Saturno, os anéis são mais contíguos e ocupam uma região de fragmentação perpétua conhecida como Zona de Roche (em homenagem a Edouard Roche, astrônomo francês do século XIX que calculou as distâncias seguras para satélites planetários). Todas as luas maiores de Saturno estão bem além do limite de Roche e fora do perímetro dos anéis. Entretanto, a família estendida de Saturno (no mínimo 34 luas, segundo a última contagem) inclui vários membros menores dentro e em meio aos anéis, que contribuem para esculpir as suas complexidades. O anel F, por exemplo, deve seu contorno particularmente retorcido e estreito à ação de duas pequenas luas adjacentes, uma das quais se move rapidamente pelo lado interno enquanto a outra percorre a face externa. Juntas, atuam como satélites “pastores”, arrebanhando em ondulações, nós, tranças e carapinhas as multidões de partículas existentes entre ambas.

Os anéis também reverberam ao ritmo do campo magnético de Saturno, que é gerado no interior de hidrogênio metálico líquido do planeta. Em compasso com a rotação de Saturno – em alta velocidade, portanto –, o campo magnético perfaz um giro completo a cada 10,2 horas. Como resultado, as partículas do anel B que se movem na mesma velocidade, ou duas vezes mais devagar ou mais depressa, são arrancadas de suas órbitas.

Saturno reinou como o único astro anelado por trezentos anos, até que descobertas nas décadas de 1970 e 1980 mostraram que todos os planetas gigantes têm algum tipo de anel. Júpiter possui anéis tênues, transparentes, diáfanos, formados de flocos refugados de diversas pequenas luas. Urano possui nove anéis escuros e estreitos, de bordas bem nítidas, contidos por satélites pastores. E os cinco débeis e poeirentos anéis de Netuno têm espessuras tão irregulares que algumas seções se afilam quase a zero, dando a impressão de arcos anelares parciais. Porém, nenhum desses sistemas recém-identificados pode realmente competir com os anéis barrocos, quase rococó, de Saturno. Cada um deles retrata um único matiz da dinâmica anelar, algum fenômeno presente também em Saturno, onde acabam sendo acabrunhados pela quantidade de variações e ornamentos lá existentes.

Todos os anéis mudam constantemente devido a sucessivas ondas de construção e desconstrução. São os mesmos anéis de um ano para outro – e, todavia, não o são, pois, à medida que se puem e desgastam pelo atrito de colisões internas, novas infusões de poeira lunar e meteoritos cadentes reabastecem suas provisões de partículas.

Cada sistema de anéis, produto da gravidade e da harmonia, sugere um modelo de concepção cósmica. Os anéis rememoram o nascimento de nossa família de planetas, que surgiu 5 bilhões de anos atrás de um disco achatado girando em torno do Sol neonato. Hoje também encontramos ecos de anéis nos chamados discos protoplanetários que foram divisados em torno de algumas jovens estrelas distantes, onde matérias-primas de gás e pó estão se unindo para sintetizar novos mundos. Os anéis de Saturno constituem, pois, um elo entre o nosso Sistema Solar e outros sistemas extra-solares em formação – e entre o Sistema Solar do presente e o seu passado remoto.

Os Planetas, D. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.