terça-feira, 13 de maio de 2014

O PESO DO SIGNO DE TOURO


A Constelação de Touro - Fonte: Ian Ridpath Star Tales.

(I)

O Touro evoca a ideia de irresistível força e arrebatamento, símbolo da força criadora. Mas também o simbolismo do touro está ligado ao da chuva e da lua.

Na tradição grega, os touros indomados simbolizavam o desencadeamento sem freios da violência. São animais consagrados a Poseidon, deus dos oceanos e das tempestades.

(II)

Símbolo de grande força de trabalho, de todos os instintos e principalmente do instinto de conservação, de sensualidade e de uma propensão exagerada aos prazeres.

Dá uma natureza animal, de complexão instintiva, principalmente de rica sensorialidade – cheirar, provar, apalpar, ver, escutar, abandonar-se à cobiça dos alimentos terrestres. Uma sólida vitalidade saciada numa vida de prazeres, cheia de paixões, ou na submissão ao trabalho, para satisfazer os apetites de tê-la.

Ao signo de Touro associa-se o simbolismo da matéria-prima, da substância inicial, assimilável à Terra-elemento, à terra maternal. O touro se apresenta como a estática de uma massa portadora de vida, caracterizada por uma criatura possante de formas vultosas, de predominância horizontal e ventral. Reina um espírito de lentidão, de peso, de densidade, de imobilidade...

Dicionário de Símbolos, C. & G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.